Sobre
Sim, definitivamente cremos que há algo SOBRE, ACIMA de mim, que permeia todo o universo.
E sentimo-nos como que atendendo a um chamado! O de potencializar através da ARTE o que há de melhor em cada um – o que pode ser expresso, o que transborda.
Há um mundo interior a ser comungado, compartilhado com o externo, em eterna lapidação.
E a expressão pode se dar de várias formas, a serem vivenciadas, respeitando-se a individualidade de cada um…
A música, com suas infinitas possibilidades, apresenta-se um caminho a ser desbravado, rumo ao autoconhecimento, podendo chegar também à dimensão terapêutica.
O Canto, sobretudo, por revelar o mais nobre instrumento, é uma forma de se trabalhar – e não importa em que língua, de que meio o som será transmitido. Muito menos a chamada “afinação”, que é uma referência cultural, variando para cada povo, região.
Aqui alguns dos inúmeros caminhos percorridos:
Cantando mantras e kiirtans no Instituto Visão Futuro, na pós-graduação em Biopsicologia, onde cursei módulos de Psicoacústica, entre outros.
Integrando a Banda Akhanda, com representantes do Instituto Visão Futuro ABC à época, quando fazíamos cerimônias de Círculo de Sons Sagrados e vivências sonoras em geral.
Estudando Musicoterapia no Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil.
E no Curso de Sound Healing de Pierre Stocker.
Além do curso de Nada Yoga – o Yoga do Som – com Marcio Bucai.
Também ‘mantrando’ muito nos YogaDays da Região Bragantina.
Em palestras e vivências sobre Mantras e Canto.
Ocupando lugar na imensa roda do Dançando pela Terra (por Lúcia Pacheco) onde cantamos em momentos como a Grande Roda anual em Atibaia, assim como no Carnaval da Folia, ambos por dois anos seguidos. Grupo que traz a honra de desenvolver práticas sonoras e composições.
Participando de apresentações artísticas e encontros em casas de idosos.
Esses vários caminhos se somam a pós graduação em Teorias e Práticas em Cuidados Integrativos, na UNIFESP, a formações em Reiki Usui e o Reiki do Somº, com Gabriela Gómez, além dos cursos de Musicoterapia na Universidade Santa Cecília e Instituto Manaloa, ambos em Santos. Já em S. Paulo, não menos relevante e revolucionário, de certo modo, a formação em Formação em Pensamento Sistêmico e Constelações Familiares com Fabiana Quezada, a qual abriu caminhos para os encontros introdutórios em Movimentos Essenciais Com Claudia Boatti.
E todas essas jornadas dão suporte a encontrar e vivenciar a Home Note, a Nota Inicial ou Interior, assim descrita por David Gibson: In Sound Healing, the home note is an important key to bringing us into a state of peace. In fact, it is the key too much of the physical, mental, emotional, and Spiritual healing process.
(The Complete Guide to Sound Healing).
No Sound Healing, a nota inicial é uma chave importante para nos levar a um estado de paz. Na verdade, é a chave do processo de cura física, mental, emocional e espiritual.
Ah, vale mencionar que esse texto foi escrito ora no singular, ora no plural, porque se trata de um trabalho coletivo. Parcerias fundamentais para potencializar essas experiências: Ronald’im, Alexandre Lora, Victor Rolfsen, Jander José, Robson de Lacerda, R.A. Cobo, Rodrigo Gianini, Cris Pontes, Raul Sucena e Lico Candeias entre outros preciosos encontros. Atualmente nos acompanham nas apresentações os musicoterapeutas Angélica Canuto e Felipe Hartwig.
Prestamos homenagem especial a Bruno Reiter Braun, da SMUD, que nos ajudou a colocar no site as propostas musicais, e também foi o responsável pelo vídeo da música Coral Animal.